Analise Semanal: Joker Game #04



Mais um episodio supreendente,como esperado de Joker game,um anime que consegue ser envolvente e complexo.Este episodio como o anterior tratou-se da historia de outro personagem,e me pergunto se este anime tem protagonista? é interessante ver a trajetoria de cada estudante depois de seu treinamento pulando da introdução paraja na segunda Guerra mundial.semana passada visitamos a Paris em plena guerra onde o japão havia acaba de se aliar a alemanha (como devem ter estudado em historia)e nesta semana fomos a China.
Mais especificamente em Xangai.Com a otima arte que o anime ja vinha apresentando e nesse e outros esse anime não desaponta e nem decai com detalhes historicos,desde as vestimentas ate a maneira de agir e falar, entre outros aspectos que se aprofundam no episodio.Com um começo eletrizante,com uma junção bem feita de uma pequena perseguição e, um misterio uma morte.E não digo o fato da morte em si ser um misteiro mas como da a entender no inicio se pensa que foi um dos 8 monstrinos super espiões que haviam o matado,sendo algo que eles nunca fariam.

E nesta semana não iremos acompanhar da perspectiva de nenhum dos 8 ou Sakuma que ja esta meio esquecido,mas acho que ele deve aparecer mais a frente em um grande Twist ja com seus proprios ideais estabelecidos.Este anime continua me supreendendo matend,seu nivel e complexidade, desta vez acompanhamos o sargento Honma, que é encarregado de um misterio a morte de seu colega e um possivel espião estrangeiro que estava vazando informações,sendo ate meio monótomo e calmo o episodio ate sua segunda parte.
Independentemente disso,o episódio 4 é um grande passo à frente de tudo o que veio antes em termos de matérial. Se os episódios antes fosse uma reflexão anti-nacionalista bastante normal nas loucuras da II Guerra Mundial, esta história é alimentada por pura raiva liberal espumando pela hipocrisia cambaleante e mal endémico ao exército imperial do Japão durante este período negro na história. 

É preciso muitas voltas e mais voltas para chegar lá, mas no final, autor o Kōji Yanagi molda a ocupação de Xangai como uma hierarquia impulsionado por uma vida dupla, onde a pederastia sistemática é tão comum entre os de alto escalão "embaixadores" japoneses que eles são obrigados a cobri-lo com atos de auto-sabotagem que eles culpam sobre o sentimento anti-japonês das pessoas comuns que exploram. É uma dinâmica horrível onde os homens maus alimentar-se das oportunidades "pecaminosas" Shanghai oferece-los com uma mão e reforçar ainda mais a submissão da cidade e invasão com a outra. O resultado final é um episódio assombroso com uma conclusão chocante, mesmo que ele tem muito pouco a ver com o coronel Yuuki e seus super-espiões em tudo. Fukumoto é dentro e fora do episódio com escassos minutos de screentime, agintando o barril de pólvora que (temporariamente) desmonta a corrupção em Xangai, mas a história é realmente dito por um verdadeiro crente Sakuma chamado Sargento Honma, que é forçado a ver o seu dogma imperialista desvendar de forma espetacular.

Para me ajudar a compreender as questões em Joker Game neste episódio, eu li um pouco sobre as condições de Shanghai durante a ocupação do tempo de guerra do Japão.Acontece que a cidade era tão tenso e politicamente dividido que é estressante apenas para ler sobre, por isso não posso imaginar o que a experiência de viver lá deve ter sido! Para encurtar a história, Xangai foi o centro da ocupação japonesa durante a guerra, e ainda funcionava como um dos lugares mais seguros para se viver como um dissidente do Eixo na China. 

Como um centro urbano de prosperidade cercada pelo caos devastado pela guerra, tornou-se um lugar de refúgio para as pessoas que os nazistas normalmente exterminariam (judeus especialmente), mas o Japão ainda tecnicamente controlando a cidade e eles definitivamente fez sua trammas para controlar os meios de comunicação, que foi praticamente vibrando com o sentimento reprimido anti-japonesa dos japonês, chineses e  nativos anti-guerra iguais. Fukumoto realmente chama a atenção de  Honma, colocando como um repórter liberal que era tanto de um incendiário que ele tinha pego  do governo por suas opiniões antes. Notória reputação do repórter faz Honma mais aberto às suas observâncias do ataque terrorista anti-japonês a seu chefe que ele se vê obrigado a investigar.

Em sua primeira parte temos a investigação de Honma. Que ja começa envolta de um incidente que abalou a região enguanto era passada sua missão, ocorre um atentado terrorista a residencia de seu superior que de prontidão corre para ver o ocorrido, do qual seu superior o capitão Oikawa, escapa por "sorte" por ter saido mais sedo de sua casa e ao que tudo indica foi um atentado contra sua vida.


Para tanto quanto Joker Game continuou a impressionar-me, parece que eu continuo recebendo o oposto do que eu pedi quando se trata de desenvolvimento do caráter.Nos dois primeiros episódios, temos um convincente se arco de caráter um tanto distante para o nosso caráter com foco Agência D, Sakuma. No terceiro episódio, temos a o 
espião Hatano da Agência D  foi reduzido a um herói de ação  sem interioridade real. E agora no quarto episódio, o nosso novo espião Fukumoto atua como pouco mais do que um dispositivo do leque maior em um episódio que nem sequer é contada a partir de sua perspectiva em tudo. 


Claro, Capitão Oikawa orquestrado o ataque em sua própria mansão tanto para encobrir seus pecados e incenso maior que foi a sua subjugação perante a China, mas a jornada de Honma a verdade é passada tão perfeitamente que os chocantes esforços conspiratórias do 'seu chefe ele passa a sentir mais inevitável do que surpreendente. 

Expressões faciais de desenho animado de lado, a caracterização de Oikawa é boa. Ele é incrivelmente mal, mas de uma formapertubadora mas humana. Suas perversões e tentativas de auto-ajustes para cobri-lo de uma forma que seria ainda mais o esforço de guerra parecem bastante livres para alguém em sua posição, e a montagem de desilusão e desespero podemos vê-lo passar por como ele conta sua história é absolutamente arrepiante. Também é muito provável que suas ações foram baseadas em algumas realidades da ação militar japonês durante a ocupação de Xangai, porque eles fazem um grande sentido considerando o clima político da época. Horrível, sentido-se voltando estômago.

Mas há algo um pouco ridícula sobre a observação de Oikawa revelar sua trama distorcida para Honma direito antes de levar um tiro na cabeça por um oficial não identificado que foi também parte desta cadeia de ações corruptas, apenas por  vingança pois estava apaixonada pelo rapaz que Oikawa sacrificou no falso ataque terrorista, porque esse era o seu favorito. É um momento importante porque estabelece que as ações terríveis de Oikawa não eram o único entre os oficiais imperiais em Xangai.

Em última análise, não só conta uma história arrepiante da repressão frágil e hipocrisia fermentado pelo dogma imperialista do Japão, também cimenta firmemente a Agência D como uma iniciativa ativamente anti-guerra trabalhando contra a vontade do seu governo. Podemos não ter aprendido nada sobre Fukumoto (exceto que ele é muito bom em mudar seu rosto), mas nós vimos a verdadeira face do sonho do coronel Yuuki para o Japão. Expor a corrupção do capitão Oikawa foi ativamente prejudicial para o esforço de guerra contínua. Não havia outra razão para Fukumoto para explodir toda essa situação acima, exceto para enfraquecer o controle do Japão sobre a cidade e sua representação na mídia.Sargento Honma muito claramente não vai ficar calado sobre o que ele testemunhou, e boa sorte para limparem que o escritório sem que ninguém perceba! Enfim, eu não sei o que o coronel Yuuki esta tramando acho que ele pode realizar escolhendo afastado no esforço de guerra sob o olhar atento de seu próprio governo, mas estou ansioso para descobrir nos episódios que estão por vir.


Extras:




Apreciador da cultura japonesa,de animes,mangas,livros,filmes,e series.
Sou o God do Blogg Otaku Wolrd Land,e seu redator principal. Atualmente um estudante de farmácia . 

compatilhe

Postagens Relacionadas

Postagem Anterior
« Postagem Anterior
Postagem Anterior
Postagem Anterior»